É um dos países com maior biodiversidade do mundo, casa de alguns dos monumentos mais conhecidos do planeta, deixados por algumas das mais antigas civilizações conhecidas, e palco de uma das cenas gastronómicas mais em voga da atualidade. Bem-vindos ao incomparável Peru.
Se há destinos que se explicam em poucas linhas, o Peru não é um deles. Porém, se tivéssemos de reduzi-lo a uma única palavra, a mais adequada seria, provavelmente, “diversidade”. Banhado pelo Pacífico, é terra de praias com ondas respeitáveis e planícies áridas, de montanhas cobertas de neve e de floresta tropical, de um povo cujo ADN inclui ameríndios, europeus, africanos e asiáticos, de cidades vibrantes e cosmopolitas e monumentos milenares, perdidos no tempo. E é sobretudo um país onde a diversidade é orgulho, cultura e identidade própria.
Essa diversidade natural faz com que o Peru seja um dos 17 países a ostentar o título de “megadiversos” – um grupo de nações que, juntas, contêm mais de 70% da biodiversidade do planeta. Algo que, mais do que facto, é experiência que se sente por exemplo no mítico Lago Titicaca, onde espécies como o mergulhão do Tititaca ou a rã gigante convivem pacificamente com as comunidades que ainda habitam em ilhas plantadas no meio do lago, como os Uros ou os Taquileños.
Mais do que um país, um modo de vida
Um modo de vida que nos remete para outras épocas, mas está longe de ser o maior passeio pela história que o país oferece. Foi aqui que floresceu a civilização de Caral, considerada a mais antiga civilização da América, com uma idade estimada de 5 mil anos, cuja cidade sagrada, na costa norte de Lima, sobrevive ainda à passagem dos anos. Tal como foi no Peru que cresceu a cultura Nasca, que terá habitado o deserto da costa sul do país entre 100 a.C e 600 d.C., deixando para trás as impressionantes Linhas de Nasca: um conjunto de linhas e geóglifos que, vistos de cima, formam figuras em que se descobrem animais, plantas e homens, em mais de trinta representações que sobrevivem até hoje.
Desde a incontornável Machu Picchu às Linhas de Nasca, a presença de uma civilização antiga e misteriosa confere uma aura única ao Peru, à qual é difícil ficar indiferente.
Mas é ao Império Inca que cabe o maior reconhecimento. Responsável pela construção de Machu Picchu, “montanha velha”, esta cidade rodeada de templos, canais de água e terraços é uma das Sete Maravilhas da Humanidade – e um dos locais mais que obrigatórios na lista de qualquer viajante. Apesar da extrema riqueza do seu património, nem só no passado se escreve a vida do Peru.
Crédito: Visit Peru
Cidades como Lima, a capital, combinam a arquitetura colonial com um estilo de vida contemporâneo, onde não faltam lugares para provar – literalmente – o lado mais atual do país. Entre restaurantes galardoados e bancas de rua, Lima é uma das capitais gastronómicas do mundo e a cozinha peruana uma das que mais tem captado as atenções de foodies, com ingredientes como as dezenas de variedades de milho e os milhares de espécies de batatas autóctones a servirem de bandeira aos chefes nacionais que, tal como as civilizações anteriores a eles, têm vindo a deslumbrar o mundo. Um novo império, conquistado uma boca de cada vez.
Encontre aqui a sua viagem de sonho.